Especial

Especialistas


A importância do time de especialistas é gigantesca. Mesmo que passem a
maior parte do tempo fora de campo, uma vez dentro, sua participação é
fundamental de duas maneiras: troca de posse de bola, quando falamos
dos punts e kickoffs e na marcação de pontos, nos field goals e pontos extras.


Long Snapper – LS
Camisa: indefinido
Em campo: 1

O long snapper é o responsável por iniciar uma jogada de chute, passando
a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao holder (em
caso de chute de pontuação) ou ao punter (em caso de chute de devolução).

É uma tarefa mais difícil do que parece, já que o LS deve acertar o passe
exatamente nas mãos de um jogador para o qual não está
olhando e que está posicionado 7 jardas atrás (no caso de um chute
de ponto extra ou fiel goal) ou até 15 jardas recuado (no caso de um punt).

Esta é certamente a posição de menos glamour do futebol americano.
Quase nunca o nome do long snapper é lembrado, exceto nos casos
em que ele comete um erro.

Holder – H
Camisa: indefinido
Em campo: 1

Seu trabalho é receber a bola e apoiá-la de pé contra o solo para que o
kicker a chute.

Por ter um papel muito pequeno, não existe um jogador
especialista na posição. Normalmente, o QB reserva assume a tarefa.
Há uma razão para isso: se algo der errado no snap e o kicker não puder
chutar, o holder pode tentar lançá-la para alguém. Além disso, torna-se
possível executar as chamadas tricky plays (jogadas surpresas), em que
apenas finge-se um chute para, na verdade, tentar um passe.

Place Kicker ou Kicker (chutador) – PK ou K
Camisa: 1-19
Em campo: 1

O kicker é o responsável pelo kickoff (chute de inicio ou reinício de partida),
ponto extra (chute após um TD, que vale um ponto se passar pelas traves),
e pelo field goal (chute que vale três pontos se passar entre as traves).
Ele entra em campo apenas para essas três tarefas. O ápice da carreira de
um kicker é poder chutar o fiel goal da vitória.

O termo field goal range é muito comum no futebol americano. Ele
indica a distância máxima em que existe chance real de um kicker
acertar seu chute. Essa distância, obviamente, varia de chutador para
chutador, mas, em média, é de 50 jardas. Mas é preciso lembrar que
as traves ficam no fundo da endzone (a 10 jardas do fim do campo
de jogo) e que, durante o procedimento padrão de chute, a bola é
recuada, em média, 7 jardas do ponto onde foi iniciada a jogada. Assim,
considere-se que um time está em field goal range quando ele consegue
levar a bola até a linha de 33 jardas do adversário.

O futebol americano influenciou muito os kickers a partir dos anos 60.
Até então, usava-se o estilo straight-ahead (para os brasileiros, é o
famoso “chute de bico”). Tão logo a bola era apoiada no chão pelo
holder, o chutador vinha em linha reta e acertava a bola com a ponta
da chuteira. O chutador Lou “The Toe” Groza, que jogou no Cleveland
Browns de 1947 a 1967 e hoje está no Hall da Fama, acertou apenas
58% dos chutes ao longo de sai carreira usando o chute de bico. Em meados
dos anos 60, surgiu o soccer style, graças ao kicker Pete Gogolak, que
era descendente de húngaros e fã da bola redonda. Hoje, só se usa esse
modo de chutar, que se caracteriza pela corrida em diagonal, usando o
peito do pé para atingir a bola – como um jogador de soccer ao
cobrar uma falta. A eficiência aumentou drasticamente e, atualmente,
um índice de 90% é comum.


Punter – P
Camisa: 1-19
Em campo: 1

O punter é o chutador acionado para devolução da posse de bola.
Ou seja, não visam anotar pontos, mas sim colocar o adversário em
uma posição de campo desconfortável ao adquirir a posse de bola.
Ao contrário do kicker, que chuta com a bola apoiada no chão, o punter
deve segurar a bola, soltá-la e chutá-la ainda no ar.

Algumas características denotam a habilidade de um puntar. A primeira
é o chamado hang time. Esse termo refere-se ao tempo em que a bola
fica no ar após ser chutada. Quanto maior ele for, melhor para o time que
está chutando, pois seus jogadores poderão se aproximar mais
do kick returner adversário.

Outra virtude de um bom punter é colocar a bola inside twenty. Ou seja,
executar o chute de forma que a bola caia além da linha de 20 jardas
do adversário e “morra” por ali, sem sair para a endzone (que causaria
um touchback).

Os melhores punter costumam ser exímios na arte do coffin corner
(expressão que significa, ao pé da letra, “canto do caixão”). Isto significa
chutar a bola de modo que ela saia pela lateral de campo, entre a linha
de 5 jardas e a endzone adversária – o que deixa o time oposto em
péssima situação de campo no início de sua campanha de ataque.

Kick Returner (retornador) – KR
Camisa: indefinido
Em campo: 1-2

O retornador tem como objetivo receber a bola chutada pelo adversário
em um kickoff ou punt e correr o mais rápido que puder, carregando-a
para dentro do território adversário.

Normalmente, o KR é um jogador rápido e ágil, que durante a partida
costuma atuar como running back, wide receiver ou até mesmo cornerback.